A respeito da Abengoa, seu auge e tua queda, são de correr rios de tinta. O único que jamais deu a tua versão dos acontecimentos é a pessoa que esteve no núcleo de todas as decisões tomadas nas últimas três décadas. Filho do fundador, conselheiro desde 1983, o CEO em 1989 e presidente-executivo, em 1991, Felipe Cardoso apresenta a primeira entrevista de sua vida pra esclarecer a tua história na Abengoa. Assume a direção da Abengoa, em 1989. Por que muda a trajetória de uma empresa que era muito rentável? A Abengoa era uma fantástico organização de montagens e instalações cujo negócio, desse momento, dependia da Telefónica em 80%. Isto não duraria para sempre e a própria Telefônica nos advertiu sobre o assunto os riscos dessa dependência.
Meu pai e o conselho de administração (onde ainda se sentavam alguns de seus parceiros históricos) estavam cientes de que era crucial caminhar pela direção de um padrão que gerasse mais valor com tecnologia própria, o que implicava em assumir riscos. Gerou-Se um debate interno entre gerentes e engenheiros jovens e veteranos; foram dias de uma discussão profunda, longa e riquíssima a respeito do que deveria ser a Abengoa. Dessa forma, identificou-se o que chamamos de os “mundos operacionais”, em que a Abengoa deveria montar a tua actividade, a partir das suas próprias capacidades, que eram a energia, o local, os transportes e as telecomunicações.
o Teu pai participou deste debate? De imediato não tinha uma legal saúde física, porém sua cabeça estava funcionando perfeitamente e teve um real interesse por continuar esse debate. Quais eram as discrepâncias? Até por isso, a tecnologia e o valor de tudo o que fazia Abengoa o colaboravam com seus freguêses; agora vamos ceder um salto para montar tecnologia própria, com projetos a respeito de os quais tínhamos responsabilidades integrais. Nossas discussões eram a respeito de qual deveria ser o trajeto pra alcançar nossa própria tecnologia.
- Registado em: Vinte e oito fev 2005
- Temem bem como que irá pavimentar o trajeto para o polêmico TTIP com os Estados unidos
- Princípios gerais e equidade
- 4 Serviço infantil no México
Empreenderam um caminho que exigia recursos e financiamento, o que levou a nossa saída da Bolsa em 1996, com o que interiorizamos uma nova cultura corporativa. Uma das primeiras aventuras desta Abengoa foi a energia eólica. Por que você se concentrou em um negócio arriscado, como as renováveis?
Na década de oitenta, meu pai investiu em fundos de capital de traço da Califórnia e lá descobriu um universo de inovação aplicada às renováveis. A Abengoa aliou-se com US WindPower, que nos forneceu conhecimento em uma fase em que estávamos no caminho do desenvolvimento de tecnologia própria pra montar projetos integrados. As energias renováveis, como as telecomunicações, abre uma chance única pra empresas emergentes; as tecnologias habituais era irreal entrar, neste momento se haviam consolidado grandes grupos que dominavam o negócio.
você prontamente Se arrependeu de vender o negócio de energia eólica, que teve o amplo curso? Fomos pioneiros com US WindPower com a planta de Taxa. No novo padrão de negócio, que exigia grandes investimentos, era vital para a rotação de activos: criar negócios que possam ser vendidos com mais-valias para financiar novos projetos. Pela corrida tecnológica do negócio eólico não éramos capazes de competir de modo adequada, e vimos a chance de vender e amadurecer em novas áreas.
Fez um investimento altíssima em biocombustíveis. Será que Este negócio teve o rendimento esperado? Construímos em Cartagena a planta de Ecocarburante com a Repsol e Cepsa, que meu pai chegou a visitar no momento em que estava terminada. Vimos uma oportunidade no setor e, em 2001, nós compramos High Plains nos Estados unidos, que tinha 3 usinas de etanol, com o que aprendemos a competir em um mercado muito detalhista. Gerou muita caixa e nos permitiu amadurecer significativamente.
Outra coisa distinto é que, na queda de Abengoa se venderam esses ativos a valor de demolição e que tenham parado investimentos muito promissoras tecnologias para a segunda criação de biocombustíveis. A queda do valor do petróleo tornou inviável o biocombustível?
O biocombustível é o álcool que é misturado na gasolina, há uma relação direta no valor. No momento em que o valor do petróleo é alta, o lucro do negócio bem como o são. Com o petróleo a partir de us $ 70 o barril é um excelente negócio, e sofre abaixo desse limiar.