Michio Kaku recebe o ABC em seu escritório dentro do departamento de Física da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), onde oferece aulas de Física Teórica. A paixão de Kaku na ciência nasceu da rocambolesca união de influências entre Flash Gordon e a morte de Einstein.
apesar de ter dedicado tua existência à física e o estudo da hipótese de Cordas, Kaku encontrou a fama como divulgador científico. Nesta ocasião, expõe o teu livro “A física do futuro”, uma viagem em maneira de previsões a respeito do futuro da tecnologia e da ciência até o amanhecer do século XXII. Seu livro é uma suspeita de como será o universo no século seguinte.
você Não é um pouco cedo para uma suspeita bem? Não. As pessoas que estão planejando a tecnologia que veremos no futuro já têm protótipos. Para publicar este livro o meu trabalho consistiu em solicitar a esses mesmos cientistas que se imagina para o futuro e que me avisem quando acreditam que estas tecnologias começam a mostrar-se no mercado.
Eles imediatamente têm a tecnologia e o que exercem é atirar para o futuro. Sendo assim, todas as previsões que fiz em “Visões”, o livro que publiquei em 1996, se cumpriram. Uma das previsões de que fala é que conseguiremos reproduzir artificialmente quase todos os órgãos do corpo humano.
o Que acontece com o cérebro? O cérebro é muito complicado. A curto tempo, o que faremos pra rejuvenecerlo será inyectarle células tronco que aderirão aleatoriamente. Teremos que reaprender outras coisas, como caminhar de bicicleta, porém a vantagem é que vai expandir nossa memória.
Se todos os seus órgãos pudessem ser artificiais, alheios ao mau funcionamento ou a doenças como o câncer, não há dúvida que nossos netos terão a opção de voltar aos 30 e parar o envelhecimento de seus corpos. Atualmente a pesquisa a respeito do envelhecimento está dando bons resultados. Pouco a insuficiente vamos sondando os genes responsáveis pelo envelhecimento. Quando isso acontecer poderemos consertar os genes. Não vou declarar que temos a referência da juventude, todavia já existem muitas vias, com as que conseguiremos alargar a expectativa de vida. Mas desejamos impedir morrer? Sim. Há animais que não morrem de velhos, como alguns lagartos ou tartarugas marinhas. Pode ser que acabem morrendo, porém não é em razão de tua idade. Em zoológicos e outros ambientes ideais não perecem.
- 6 Harrison Wells/Assim ele é qualificado de/Flash Reverso
- Marcus E. Raichle (Washington University, St. Louis, EUA)
- 1 Uso de fantoches nesta discussão, e pela edição do artigo
- dois Assuntos jurídicos
Em teu ambiente natural morrem por causas como acidentes, doenças ou inanição. Existe alguma tecnologia que, segundo suas previsões de imediato precisa estar estendida, no entanto que ainda não esteja de todo criada? Para mim uma decepção foi a inteligência artificial. Há estilos em que temos avançado muito, como no desenvolvimento de máquinas com as quais podemos nos avisar; contudo está sendo bem mais lerdo do que o esperado.
os Nossos robôs continuam sem ter consciência nem ao menos poder pensar de modo independente. Durante séculos, o homem tem buscado a maneira de tornar possível a telecinésia e o teletransporte. Em teu livro menciona que a telecinese será feito muito em breve. O que ocorre com o teletransporte? Já queremos teleporte átomos e fótons, entretanto isto não são pessoas. Talvez dentro de uma década de voltarmos aparecerá a primeira molécula, como H2O ou alguma idêntico. Mas o teletransporte real de um ser humano nos levará séculos. Será de fato penoso, possivelmente já que somos muito grandes. Em teu livro menciona que com o tempo só teremos uma “civilização planetária”, capaz de desfrutar todos os recursos do planeta. É este modelo de civilização compatível com o sistema atual de países, fronteiras e alfândega?
Enquanto que tenhamos que pagar impostos pra manter o sistema de drenagem, o exército, a Polícia ou qualquer outro serviço público permanecerá tendo nações e fronteiras, entretanto o poder destas nações terá diminuído bastante. Veremos como as nações irão ficando cada vez mais obsoletas.
O dinheiro poderá viajar sem limites de fronteiras e a política seguirá a trajetória do dinheiro formando blocos comerciais como o NAFTA e a União Europeia. Qual é o fator mais decisivo na hora de designar o sucesso ou fracasso de uma tecnologia?