BLOG

O Crescimento Poderia Ter Sido Maior

O Crescimento Poderia Ter Sido Maior

O Crescimento Poderia Ter Sido Maior 1

�Quanto gasta Portugal em matéria de Defesa? Os orçamentos são claros. Em 2014, o gasto será de 6.776,de 75 milhões de euros, menos 2% em ligação ao ano passado. É o número oficial, entretanto não é sempre que real. As posições de Defesa sofrem alterações a cada exercício, e a cada ano realizam mais do que o a princípio orçado.

Centro De Estudos pra Paz, intitulado ‘A face oculta do gasto militar’. Na última década, de acordo com esse relatório, a Defesa foi gasto cada ano em média 1.500 milhões a mais do que inscrito no orçamento de um início. Despesas que não são contabilizados, todavia que Defesa sabe que precisa assumir, como as missões militares no estrangeiro e os créditos dos dezenove Programas Especiais de Armamento (PEA).

Os 6.776 milhões que se cifra o Governo só se ajustam ao orçamento do ministério da Defesa e de seus organismos autónomos. Com esses 15.000 milhões a mais em 10 anos, todas as administrações, o central, o regional, o local e as guerras podem pagar 3 extras pagas aos funcionários públicos (excluído em 2012), e que o Governo figura em 5.430 milhões.

  • 1 O imperialismo
  • trinta e um h Turno pra Albert Rivera, presidente Local
  • trinta e um de janeiro de 1984. Inicia o programa de descentralização da educação superior
  • três Nascimento do 15-M e protestos em frente ao Parlamento (2011)

O gasto militar diário, distante de ser reduzido, o que se intensifica bem insuficiente. Os 45,dezoito milhões diários deste ano passará a 45,vinte e sete milhões por dia em 2014. O teto de gastos aprovado pelo Governo pros 19 grandes programas era em 2009 de 26.695 milhões de euros.

Agora passou para 29.495 de euros, quase 2.800 milhões. O desenvolvimento poderia ter sido superior, por causa de estava previsto gastar 33.345 milhões nestes programas. O secretário de Estado da Defesa, Pedro Argüelles, justificou-se este ano no Congresso que os PEA não estão contabilizados nos orçamentos em razão de “estes pagamentos irão se encaixando de acordo com as variáveis macroeconómicas e a negociação com o setor industrial”.

Os programas de valores elevados são os 2 aviões: o Eurofighter 200 e a aeronave de transporte A400M. Segundo o relatório do centro Delas, toda a poupança calculado na Defesa “está condicionado” e podes não regressar a ceder. Os autores do relatório pedem que o Governo não caia em gastos improdutivos. D militar ao uso civil, e pede que os efetivos militares (123.000 efetivos) possam exercer funções sociais.

O centro De bem como critica o oligopólio de armamento que têm em Portugal as 4 principais organizações, que são responsáveis por quase toda a produção na Espanha. Trata-Se de EADS-Casa, consórcio europeu aeroespacial em que o Estado português participa em 4%; Navantia, que constrói navios; Santa Bárbara-General Dynamics, fornecedor do Exército de Terra; e Indra, fornecedor de tecnologia e componentes eletrônicos. Essas 4 empresas estão no top 100 das corporações de armas do universo, segundo o Instituto Internacional de Investigação pra Paz de Estocolmo.