Há muita gente que não sabe o big bang”, comentou o astrofísico da NASA e prêmio Nobel a John Mather pela conferência que pronunciou na Pedrera o dia 27 de setembro. “Qualquer astrônomo em cada galáxia teria a mesma impressão que a gente de estar no centro do universo. A distância da radiação de fundo cósmica é a mesma em todas as direções, pra qualquer observador, em qualquer espaço.
O universo não tem centro. Não tem extremidades e nem sequer tem limites. Não teve um primeiro momento, que é o oposto do que a gente pensa, no momento em que pensa no big bang. Não começou com um “bang”. Se o universo não começou com um estrondo, você Não começou. Não existe um período zero, pelo motivo de deveria ser um período de densidade infinita, o que não é possível. Tudo o que fazemos em física tem a observar com processos. Deve haver algo que neste instante exista e que se transforme em alguma coisa distinto. Não podemos expressar que não havia nada e depois havia algo.
Quer dizer que o universo de imediato existia antes do big bang? Nossa intuição do tempo é enganosa. Einstein demonstrou que o tempo é maleável. Está ligado ao espaço e depende de que forma nos movemos. Se lhe pergunto: Não imagino, nunca me questionei. Vão à velocidade da iluminação, não têm idade. Se qualquer coisa se move quase à velocidade da iluminação, o tempo freia.
O prediz a suposição da relatividade de Einstein e o confirmaram observações experimentais. De forma que a radiação de fundo tem uma idade a começar por nossa perspectiva e uma idade diferenciado através da possibilidade da luminosidade. Não entendo aonde quer vir.
- Três Elementos de tempo
- Há uma frase muito interessante: o mais recomendado treinador de pedreira é o treinador do primeiro time
- Esta proporção não terá efeitos retroactivos
- Um teclado Word Flow como o do Windows para o iPhone
Para que a compreensão que temos do tempo é incompleta. Não acabamos de entender o que é o tempo. Se uma pessoa acredita que o compreende, sendo assim, é que não domina. Temos a intuição de que progride de forma regular e de que se poderá medir, tic-tac-tic-tac, e não é bem sendo assim.
Na verdade é elástico. Mas se o mundo não teve início, o 13.700 milhões de anos e que a radiação de fundo que você mediu corresponde ao instante em que tinha uma idade de 389.000 anos? É certo reconhecer isto pela capacidade em que, se um tivesse um relógio, sendo assim este é o momento em que o mundo torna-se transparente e a luminosidade é liberada.
Mas o tempo em si é alguma coisa misterioso. Qualquer evento no universo tem por volta de coordenadas de tempo e de espaço que não se conseguem isolar. Não existe um tempo, independente do espaço. Ele disse em uma conferência de La Pedrera que o universo não tem centro nem limite.
isso Significa que há mais do universo másallá da radiação de fundo? Não podemos ter acesso a ele e não desejamos medi-lo, mas é o que não temos dúvidas. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com a idéia do infinito. Os antigos gregos imediatamente lhes incomodava.