As máquinas prontamente não basta calculados: assim como entendem as emoções. É a revolução da computação afetiva. Seus gestos, seus movimentos (como você se sinta, como escreve, como você utilize o mouse) ou seus sinais vitais, como a respiração ou o teu ritmo cardíaco, se esclarecerem. “Vamos deixando pistas de nossos estados emocionais por todas as partes, como se fossem migalhas de pão”, garante Javier Hernandez, pesquisador pedrosa, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
“A computação afetiva se encarrega de doar as máquinas da inteligência que necessitam para interpretar essas emoções e acertar-se a elas em tempo real”. Javier trabalha no grupo de computação afetiva do MIT MediaLab. Lá tem claro que precisa se conectar a tecnologia com as emoções.
Sua diretora e fundadora, Rosalind Picard, é um dos grandes representantes desse ramo da inteligência artificial. Em 1997 publicou o livro Affective Computing, que além de lançar as bases do termo, revolucionou a geração da tecnologia.
“Então se pensava que, pra que uma máquina inteligente fora tinha que tomar as emoções, a parte que nos torna incoerentes. Picard defendia o inverso: era imprescindível que as máquinas devem se notificar e pensarem como os humanos e que utilizassem as emoções pra tomar decisões”, diz Hernandez.
- 3 G-Data Internet Security 2019
- Suporte a Java 7
- Deja vu all over again — Deja Vu mais uma vez
- 1874 – nasce Gustav Holst, compositor de “The Planets”
Tega, um simpático robô peludo que auxílio as gurias a estudar de modo personalizada, é um dos últimos engenhos que desenvolveu este grupo. O equipamento utiliza um software que opera a começar por um telefone móvel pra interpretar as respostas emocionais dos estudantes a partir de tuas expressões faciais e lhes encoraja e aconselha como um companheiro.
Hernandez trabalha na atualidade em inmensuráveis projetos de medição do stress no trabalho e a existência diária. A ideia é ajudar a impossibilitar o estresse crônico e minimizar os seus efeitos negativos combinando as últimas tecnologias, como celulares, câmeras ou dos relógios inteligentes, com técnicas milenares, como a medicina usual chinesa. A título de exemplo, montaram uma aplicação com o Google Glass, que assistência o usuário a relaxar com exercícios de respiração no momento em que detecta que está estressado.
As aplicações dessa tecnologia são infinitas. O mundo dos negócios não é alheio o potencial desta tecnologia. Empresas como Emotient, Eyeris e Affectiva desenvolvem sistemas de reconhecimento facial para pesquisar as reações das pessoas a determinados conteúdos.
Suas reações espontâneas permitem prever o nível de aceitação, as chances de o conteúdo ser compartilhado e até já as intenções de compra ou de voto”, garante Daniel McDuff, diretor de busca em Affectiva. Adfex, o software de reconhecimento facial esta startup com sede em Massachusetts, analisou mais de 2 milhões de vídeos de pessoas de oitenta países e agora poderá ler um sorriso melhor do que a maioria das pessoas.
Quanto superior é a sua apoio de detalhes mais sábio é o programa. Empresas como a Unilever e Coca-Cola imediatamente foi utilizado para pesquisar as reações dos consumidores a seus anúncios. A CBS bem como usa em teu laboratório, em Las Vegas, Television City, para examinar a reação dos espectadores aos seus novos programas.
No Brasil, Teatreneu de Barcelona é usado pra implementar uma aplicação pioneira em o mundo todo: Pay Per Laugh, uma app que faz com que o espectador paga de acordo com o que se ria (com um máximo por espetáculo). Funciona deste jeito: diante de cada poltrona é posto um iPad com um software que detecta a sentença facial que vai contabilizando as risadas.