BLOG

quem Lhe Teleman Ao Rococó?

quem Lhe Teleman Ao Rococó?

quem Lhe Teleman Ao Rococó? 1

Ana Itelman nasceu em Santiago, Chile, em 1927. Quando contava só com dois anos de idade, tua família mudou-se pra Buenos Aires, Argentina. Seus estudos universitários os levou a cabo no Conservatório Nacional de Música e Arte Cênica. Pouco depois, juntou-se ao grupo de dança contemporânea de Myriam Winslow, considerado como a primeira companhia de dança contemporânea na Argentina.

Em 1945, aos dezoito anos de idade, viajou para os Estados unidos, onde conheceu a dançarina norte-americana Martha Graham, bem como a Hanya Holm e José Limão, entre outros. Em 1947, voltou pra Argentina e, se bem que chegou a participar em novas produções como bailarina solista, viu-se incapaz de prosseguir dançando, em consequência a uma doença.

Diante disso, optou por aplicar-se à coreografia. Três anos depois, em 1950, abriu a sua própria instituição de dança. Segundo a Fundação Konex, em 1955, Itelman criou a realização nossa Cidade Buenos Aires, no Teatro Nacional Cervantes, a qual se tornou a primeira a combinar o tango, a poesia e a dança contemporânea. Uma década depois, em 1957, voltou a viajar pros estados unidos.EUA onde permaneceu pelos próximos doze anos em Nova York trabalhando como professora e diretora do departamento de dança do Bard College.

neste período, colaborou com Merce Cunningham, Hanya Holm, Alwyn Nikolais, e também aprender a constituição e iluminação com Erwin Piscator, teatro Lee Strasberg, e direção de tv e pintura no Brooklyn Museum of Arts. Freqüentemente, em visita a Argentina pra estrear as outras produções, por exemplo Moradia de portas e Odi et emo.

Enfim, em 1969, voltou outra vez para a Argentina, onde inaugurou o Café Estúdio de Teatro Dança de Ana Itelman, cujo propósito é distribuir recentes maneiras de dança. Ao longo dos próximos anos, montou e dirigiu imensas produções de ballet pros grupos de ballet contemporâneo do Teatro General San Martín e do Teatro Colon. Suicidou-Se em 1989, com a idade de sessenta e dois anos. Nesse mesmo ano, a Fundação Konex da coleção com o “Diploma de honra ao Mérito – Coreógrafo”.

  • Miss Inspiração (2014)
  • Billy “Diamond” Stiger – guitarra (1973-1974)
  • dois A cor do vestido de noiva
  • Ru, 64.6 MB – #onze
  • Mensagens: 17.628
  • Le Petit Robe Noire Roll’ink Liner, da Guerlain (32,10€ no Corte Inglês)
  • dois Os trajetos do sal

Cabe evidenciar que a Fundação Antorchas construiu o Arquivo Itelman, composto de infos biográficas a respeito da bailarina, como esta de muitas de suas reflexões em volta da dança. quem lhe teleman ao rococó? Tango argentino (1969) dir. ↑ a b c d e “Ana Itelman”. ↑ a b c d Quem foi Ana Itelman”. ↑ Página/12. “Maneiras de dançar.”

Apesar de no interior da formação docente a Economia doméstica foi o espaço curricular em que os saberes femininos cristalizaram, surgiram outros que, carecendo de prescrições explícitas, identicamente apontaram pra marcar a identidade de gênero dos candidatos. Isto é: as professoras, e também educacionistas, eram mulheres, e a trajetória para a formação de professores deveria ser o canal indicado, onde começaram a tecer o nexo entre ambos os papéis, para que um não operase em detrimento do outro. Nesta hora, entendemos que essas práticas não deixaram pegadas tão claras na documentação e, em consequência, nos aventuramos a procurá-las nas bordas dos arquivos comumente visitados. Iniciamos a pesquisa em produtos editoriais (revistas educativas e bem como as direcionadas às mulheres em geral).

Pra sua visão, tais revistas foram lidas como produtos editoriais e, mais ainda, de um mercado editorial em expansão, com sua conseqüente germinação de compradores/as. Oportunamente, a história cultural foi criado sugestivas chaves para a abordagem metodológico e teórico dessas produções. Uma vez esclarecidos os passos metodológicos a acompanhar, continuou a selecionar aquelas revistas adequadas para o tratamento de nosso defeito.