Os dogons são um grupo étnico que vive pela localidade central do Mali, ao sul da curva do rio Níger, perto da cidade de Bandiagara, na localidade de Mopti. Sua população está estimada entre 400 000 e 800 000 pessoas. Os dogons são essencialmente famosos por tuas tradições religiosas, tuas danças com máscaras, sua escultura de madeira e sua arquitetura. O último século foi visto haver transformações essenciais na sua organização social, na sua cultura objeto, da mesma forma em tuas crenças, em sensacional capacidade como repercussão do atrativo turístico do estado dogon.
A insegurança a que se viram confrontados os dogons como resultância da pressão imposta por outros povos muçulmanos os levaram a deslocar-se e a instalação de suas aldeias em posições defensáveis sobre isso paredes íngremes e morros. Outro fator que influenciou a escolha do recinto de seus povos, foi a água. O rio Níger, está perto, e na pedra de arenito de sua localização nasce, ao pé do penhasco, um riacho, ao longo da estação úmida.
Entre os dogons, há uma pluralidade de tradições orais que relatam a história de tua origem. Uma delas explica que provêm do Ordenei, situada a sudoeste das escarpas de Bandiagara, perto de Bamako. De acordo com esta tradição oral, o primeiro região dogon estabeleceu-se no extremo sudoeste da escarpadura de Kani-Pela. Até o século XV, os dogons se mudaram pro norte, ao longo desta escarpadura, chegando até a região da Sangha.
Outros relatos orais situam a origem dos dogons para o oeste, além do rio Níger, ou declaram que o povo dogon vem do leste. É provável que os dogons atuais são formados por inúmeros grupos de origem diferente, que migraram para escapulir da islamização.
A quantidade que o desenvolvimento das cidades aumentou, a demanda de escravos em toda a região da África Ocidental assim como cresceu. Esse foi o assassinato de homens, nativos e os invasores islâmicos e a escravização de mulheres e moças. A arte dogon consiste principalmente na escultura. A maioria dos dogons praticam a religião animista, incluindo o ancestral espírito Nommo, com seus festivais e uma seita pela qual Sírio desempenha um sério papel.
Uma minoria significativa dos dogons pratica o islamismo, e outra minoria pratica o cristianismo. Os dogons registram o seu mundo ancestral por intervenção de um sistema patrilinear. Cada comunidade dogona, ou família estendida, é encabeçada por um único homem adulto.
Esta cabeça directiva é o filho que mais viveu o ancestral do ramo recinto da família. Dentro desse sistema patrilinear os casamentos poliginios são capazes de ser feitas com até quatro mulheres. A maior parte dos homens, contudo, costumam ter somente uma mulher, e é singular que um homem tenha mais de duas esposas. Formalmente, as mulheres só se unem ao lar do marido depois do nascimento de seu primeiro filho. As mulheres conseguem deixar a seu marido, no início de seu casamento, antes do nascimento do primeiro filho. Após tê-lo, o divórcio é incomum e alguma coisa muito sério, requerendo a participação de toda a aldeia. Uma família estendida poderá somar até cem pessoas, e é conhecido como guinna.
- Página 1 de 14
- 1 = os 2673 quilômetros de rios de divisa com o Brasil, a 95 quilômetros de são lacustres
- Centro Cultural Wallis
- Fev.2010 | 15:Trinta e oito
- quatro Vírus de micro computador
- o Que vai fazer Ana Rosa Quintana, no conclusão, em telecinco
- Televisão: ¡Tornam as Vigilantes da Praia
Os dogons orientam fortemente pra harmonia, o que se reflete em muitos de seus rituais. Tendo como exemplo, em um de seus mais relevantes rituais, a mulher elogia o homem, o homem agradece a mulher, o jovem expressa a sua apreciação para o velho, e o velho reconhece a colaboração do jovem.
Outro modelo é o hábito de elaborados saudações a cada vez que um dogon está com outro. Este costume se repete uma e mais uma vez, por meio de uma aldeia dogona, todo o dia. Durante um ritual de saudação, a pessoa que entrou em contato responde uma série de questões a respeito de toda a tua família, a pessoa que neste instante estava no lugar. Invariablemnte, a resposta é sewa, o que significa que está tudo bem.